domingo, 22 de novembro de 2009

Plano de Aula sobre Parasitas externos e hospedeiros


Para Professores do ensino fundamental enriquecerem o conteúdo de alguns artrópodes de importância médica.


  • Objetivos - Reconhecer as características de alguns animais parasitários. - Compreender a importância de hábitos de higiene para a prevenção de contágio.
  • Conteúdos - Parasitas e seus hospedeiros.
  • Tempo estimado: Quatro aulas.
  • Material necessário: Textos informativos sobre piolhos, pulgas e carrapatos, que podem ser obtidos em jornais e revistas e na internet.
  • Desenvolvimento 1ª etapa: Lance questões para os alunos. Vocês conhecem alguns animais parasitas? Por que eles podem ser classificados assim? Qual a razão desse nome? Se entre as respostas não aparecerem piolhos, pulgas e carrapatos, dê esses exemplos. Questione que tipo de animais são esses e o que eles provocam no homem. Para responder às dúvidas da turma, oriente uma pesquisa em jornais, revistas e sites sobre parasitismo.
  • 2ª etapa: Retome o bate-papo com base nos resultados das pesquisas. Questione o que foi encontrado sobre parasitas. É provável que os estudantes citem o termo hospedeiro. Aproveite para conferir o que eles descobriram sobre as doenças que piolhos, pulgas e carrapatos causam e como elas podem ser evitadas. Registre no quadro-negro as definições formuladas. Em seguida, proponha a escrita de um texto coletivo sobre o que foi aprendido e peça que todos o copiem no caderno. Para a próxima aula, solicite uma pesquisa sobre as características físicas e os hábitos desses animais.
  • 3ª etapa: Tomando como base as informações trazidas pelos alunos, verifique se eles identificam o que piolhos, pulgas e carrapatos têm em comum, as diferenças entre eles, os hábitos alimentares e os locais em que vivem. Vá adiante e veja como eles descrevem o corpo dos animais. Relacione no quadro-negro o que cada um apontar como característica. Só então apresente fotos dos parasitas. Use o projetor multimídia ou leve os estudantes para a sala de informática para mostrar as imagens previamente selecionadas. Se possível, vá ao laboratório para que todos visualizem os animais no microscópio. A ideia é que eles anotem o que observarem e, depois, façam desenhos dos animais. No fim, cada aluno divide com a turma as características identificadas.
  • 4ª etapa: Divida a classe em pequenos grupos e oriente a realização de boletins informativos com dados breves e desenhos sobre os três animais, destacando as doenças e os incômodos que eles trazem. O material deve ser exposto para a comunidade escolar.
  • Produto final: Boletins informativos. Avaliação Analise a participação e o domínio que cada um apresenta durante a realização da atividade. Sugira que as crianças visitem outras turmas para contar o que aprenderam e observe se elas passam as informações corretamente.

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